terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Dinamica de grupo para emprego


Dinâmica de Grupo

Antes visite o grupo no facebook: https://www.facebook.com/groups/432076583538324/?fref=ts

Todos sabemos das dificuldades de ser conseguir um emprego nos dias de hoje, e a dinâmica de grupo é processo que a maioria dos tímidos não desejam.

Tive a experiencia a muito tempo, de uma vaga que disputei para telemarketing, e soube o quanto é difícil esse processo principalmente em uma fase em que eu era muito tímido.

Os programas de tvs dão aquelas dicas básicas que vou repetir.

Se arrume impecavelmente.

Seja educado e saiba se comunicar.

Vamos a minha experiencia:

Era uma tarde de sol, em uma empresa que se localiza na Barra Funda, ao chegar ao local já vi varias pessoas que estavam com o mesmo objetivo de conseguir um emprego.

Logo de cara eu já desanimei, como eu iria conseguir um emprego no meio de tantas pessoas talentosas, e bem vestidas pareciam que eram mestres e doutores ali para uma vaga de telemarketing?

Então entrei e fiquei na fila, puto da vida sem falar com ninguém.

Então todos entramos em um salão grande, podia contar umas 50 pessoas ali era muita gente para apenas poucas vagas, chegou a palestrante que apresentou o salario e que fazia, todos nós ficamos sentados.
Então ela começou com a dinâmica  que se baseava em fazer um jornal de tv, fictício com estórias extraordinária e que deveríamos formar grupos de 6.

Fiquei aterrorizado quando vi as pessoas formando os grupos e eu ali parado esperando, até que sobrou um grupo que ficou sem um integrante, então eles me chamaram.

Cheguei e tive que conversar com varias pessoas cumprimentei tals, dize um singelo Olá!
E fiquei quieto, até o momento em que decidi que queria fechar o jornal, dando uma noticia sobre o transito de São Paulo.

Então após ver vários outros grupos se apresentarem eu comecei a me questionar se eu realmente seria capaz de estar ali na frente encerrando um jornal, começamos o jornal, foi muito engraçado, até chegar a minha vez, estava nervoso, e minha voz estava mais alta.

HOJE NÃQO TEEM TRANSITO, UM MILAGRE-------------------------------

Eu simplesmente fechei a boca, e não consegui mais falar nada, todos ficaram em silencio.

Acho que estraguei tudo, não preciso nem dizer que não passei nessa dinâmica né.

Não sei se vocês que estão lendo conseguiram observar os meus erros, além da timidez, então primeiramente, já ao chegar, eu me comparei com outros,  me inferiorizando, não aceditando no meu prprio potencial, se eu não acredito a causa já está perdida.

Já no começo, ao invés de ficar parado quieto deveria ter iniciado pequenas conversas sobre o trabalho, assim, ir conseguindo confiança, e formando amigos e para me ajudar lá dentro.

Essa é outra dica básica antes de iniciar seja entrevista ou seja dinâmica procure conversar com o máximo de pessoas estranhas possíveis,  gerando confiança e energia, além de demonstrar liderança lá dentro.

E ai é o efeito borboleta, eu não acredito e fico quieto, logo não saberei formar grupos, e não me empenharei em ter idéias boas, e a timidez irá me atacar de tal forma que irá me bloquear.
A grande sacada das dinâmicas de grupo, é principalmente saber se comunicar, e ter idéias boas, se você tem os dois ou mesmo apenas saber se comunicar você consegue passar.

Então treine e treina a sua comunicação escrita e verbal.

2 comentários:

fernando souza disse...

Muito legal o seu depoimento.. eu era assim tb, e hj sou palestrante rs..

fernando souza disse...

Muito bacana seu depoimento, eu era assim tb.. Hj virei palestrante.. rs